terça-feira, 23 de janeiro de 2007

António Vitorino vs Marcello Rebelo de Sousa


Assisti com 2 dias de diferença ao comentário dos dois comentadores à OPA á PT.
Claramente A. Vitorino leva vantagem pela acuidade das observações e pela focagem do essencial do que se está a jogar. É curioso que sob a sua fina ironia me ficou a imagem do advogado que chamado a opinar sobre uma pessoa importante tudo faz para aparenter duplicidade não apareça a hipótese do mesmo vir a ser cliente e ser prejudicada por uma palavra intempestiva.
Marcello esteve muito menos à vontade e o comentário sobre a justeza do preço esconde uma falta de à vontade quanto a opinar. Lembrei-me então da chiqueirada urdida pelo Engenheiro contra o antigo presidente do PSD e os nomes que então lhe chamou. Nestas coisas o que parece normalmente é. Os dois [Belmiro e Marcelo] odeiam-se.

Sócrates na China

Não sei se os meus colegas de blog tiveram oportunidade de reflectir [e desejo de comentar] o ridículo da gestâo do primeiro-ministro da sua viagem à China. Todos os que vivem na China [ou lá estiveram] sabem a importância que os orientais dão ao protocolo, ao simbólico e ao rito.
Insistir numa visita oficial à China quando o Presidente da República e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do país visitado estâo ausentes não é apenas um descuido ou um desacerto de agenda. É um acto cretino; de uma absoluta falta de inteligência. E desastrado nas consequências.
Bola preta Sr. Primeiro-Ministro.

Transparência e gestão pública

O raid da Polícia Judicária à Câmara Municipal de Lisboa e a vaga de notícias contraditórias sobre a colaboraçâo do presidente da mesma na iniciativa da investigação revela bem o estado de compromisso entre a gestâo política e a exploraçâo pelos media.
Aparentemente o edil tudo sabia e nâo foi apanhado de surpresa; aparentemente nâo tem nada a esconder. Ainda bem. Seria mau para a democracia que tivesse.
Os projectos imobiliários da grandeza dos que estâo envolvidos despertam - legitimamente - reservas quanto à transparência dos gestores públicos e á forma como a independência da administraçâo e preservada e garantida.

X--X--X
Seria bom que a verdade se afirmasse doa a quem doer; e se houver gestâo danosa os culpados sejam exemplarmente punidos. O país já nâo suporta meias tintas [e meias verdades] Era bom que os políticos se convencessem disso. Há alguns tempos autarcas lisboetas do PS foram citados, segundo algumas fontes, como podendo estar envolvidos em actos de compadrio e tráfico de influências. Seria bom que se esclarecesse tudo isto e nâo se aproveitasse mais este caso de enorme gravidade para chacana política.