quarta-feira, 4 de julho de 2007

O País da “bufaria”

Este post vai atrasado uma semana. Fui encontrá-lo na minha arca dos "tesourinhos deprimentes"...

No seu blog “A Origem das Espécies”, Francisco José Viegas denuncia a utilização do site da CM do Porto, para divulgar imagens de David Pontes ( director –adjunto do JN) numa manifestação em frente ao Rivoli.
A utilização abusiva de imagens de uma manifestação que serviu a Rui Rio para atacar de forma ignóbil o JN ( como se David Pontes, antes de exercer um cargo directivo num jornal, não fosse um cidadão na plena capacidade de exercício dos seus direitos cívicos) não denigre apenas a imagem do autarca portuense, é também um exemplo de "política rasca".
Esta infame atitude- que chega ao cúmulo de criticar a contratação de um jornalista, como se a autarquia devesse ser ouvida sobre o assunto...- vem na sequência de outras protagonizadas por pessoas com responsabilidades ligadas ao PS, mas agora o PSD já não pode vir reclamar contra a atitude persecutória de Margarida Moreira em relação a Fernando Charrua, pois tem telhados de vidro. Até dá a impressão que existe um conluio do Centrão para cada um imitar os erros do outro, até enterrar definitivamente os resquícios de espírito democrático dos que teimosamente lutam contra a emergência de pequenos ditadores.
Envergonha-me que neste país- por tradição berço de bufos e delatores- se utilize o espaço de liberdade dos cidadãos para os atacar e denegrir. E acho inadmissível que esses ataques tenham por palco serviços públicos,
Entristece-me que tudo isto se passe no Porto, minha cidade natal. Nos últimos tempos, a Invicta tem sido palco de desvelos persecutórios que me envergonham, mas justificam o retrocesso que tem experimentado, a vários níveis, desde que Rui Rio- um homem com saudades do passado- assumiu a presidência da autarquia.