domingo, 28 de janeiro de 2007

Marcelo sobre Carmona Rodrigues

Carmona Rodrigues não tem condições para manter mandato [Via TSF on line]
Marcelo Rebelo de Sousa considera que o presidente da Câmara de Lisboa não tem condições para continuar à frente da autarquia. No programa da RTP, «As Escolhas de Marcelo», o antigo líder do PSD defendeu que o único caminho possível é a realização de eleições intercalares.
«Por muito que me custe... porque pessoalmente tenho muita simpatia pelo Carmona Rodrigues... politicamente, aquele homem não tem espaço previsível para poder levar por diante uma obra», disse.
Por isso mesmo, explicou Marcelo, a realização de eleições intercalares é o único caminho a seguir, depois do problema resultante do caso Bragaparques, e o actual líder do PSD, Marques Mendes terá de ponderar «seriamente» esta opção.


X--X--X

Por muito que estime a opinião do Professor parece-me que neste caso não tem razão. Não se trata de minimizar o caso da comarca da capital e a aparente facilidade com que uma empresa imobiliária exerce pressões sobre a vereação e a primeira linha da tecno-estrutura.

Os facto são graves e precisam de ser apurados. Até porque o silêncio com que as forças da oposição receberam a intervenção da Polícia Judiciária e a "perda de face" de Carmona Rodrigues pode evidenciar uma multiplicação de culpas envolvendo PS e CDS-PP. Convocar eleições neste momento é retirar o palco à investigação judicial, dando a visibilidade ao combate político.

Se há um cancro de corrupção e abuso de poder na Câmara os munícipes têm o direito de saber quem está envolvido e quem corrompeu quem.

Até porque o silêncio da oposição socialista [vide caso Miguel Coelho] pode querer dizer algo. Que envolvimento tem Vasco Franco [por exemplo] neste caso?