quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Finito

Depois de sete meses de vida o blog "Além do Bojador" suspende a sua actividade. Propusemo-nos, então, ser um espaço de diálogo intercontinental entre pessoas que falam o português e que pudessem trazer à blogosfera a sua visão do mundo e dos espaços onde vivem e trabalham. Imaginámo-lo como um espaço a seis pares de mãos espalhados pela Europa, os Estados Unidos, o Brasil, Portugal, a China e Macau. Circunstâncias várias ditaram que essa corrente imaginativa e sensitiva nunca se criasse e o blog concentrou-se, frequentemente, em dois pares de mãos e focou-se, tendencialmente, na "política à portuguesa". Uma coisa que a "política à portuguesa" tem é aridez de problemas, vacuidade de conflitos, guerras de alecrim e manjerona e uma absoluta falta de dimensão global dos problemas com que se compraz. Basta-se com essa pequenês, com esse paroquialismo, com esse ruralismo. Para esse objectivo existem milhares de bloges em português, campeões do campeonato da maledicência, do criticar por criticar, do arrazar forte e bruto e incapazes de darem um sinal positivo do país e dos portugueses.
Conta-se a história de um general romano que a propósito dos lusitanos (os antecedentes dos portugueses) disse que são um povo que não governa nem se deixa governar. Talvez esteja aí a origem e a causa das insuficiências e dos falhanços como povo e comunidade. Contudo, o sucesso de tantos portugueses por tantos lugares do mundo mostra que quando são capazes de se fazer ao mar profundo, oceânico, encontram - normalmente - no cais de aportagem o lugar onde refazem a vida e têm sucesso. Também os nossos irmãos (não é uma palavra vã) brasileiros o fazem, com crescente sucesso, e deixam para trás as dificuldades, os insucessos e a condescendência.
Quatro dos membros da tripulação do Além do Bojador têm projectos individuais na blogosfera e regressarão a eles. Convidamos os nossos leitores e visitantes a que aproveitamos para agradecer os 210 dias de companhia a visitá-los:


- Arnaldo Gonçalves no Exílio de Andarilho em http://exilioandarilho.blogspot.com/



- Carlos Oliveira em Crónicas do Rochedo em http://cronicasdorochedo.blogspot.com/



- José Carlos Matias em O Sínico em http://sinico.blogspot.com/



- Paulo Marcos em
Marketing, Corporate Strategy, Politics and Public Policy em http://www.antonuco.blogspot.com/


Foi boa a aventura e o esvoaçar das velas, e a proa a rasgar os oceanos. Mas é tempo de regressar ao Cais das Colunas.