segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ingmar Bergman II

Guardo uma certa nostalgia deste tempo de Ingmar Bergman e do sabor misterioso que associava. Não só pelas temáticas que figurava: o amor, a paixão, as relações controvertidas, como pela galeria de actrizes de que se rodeava e que recheiam as memórias da minha adolescência - Liv Ulman, Bibi Anderson, por exemplo. De certa forma, foi um realizador cuja leitura figurativa, analógica combinava bem com os últimos fogachos da censura do marcelismo. Porque dizia coisas sem precisar de as dizer; bastando insinuá-las nos écrans. Foi um realizador dos espaços cúmplices -acho que vi a maior parte dos seus filmes no saudoso Apolo 70, essa catedral conspirativa que Marcelo abominava.
De certa maneira foi o último grande realizador do cinema europeu e a força do do seu cinema anteciparia o toque de finados daquele e a hegemonia, por vezes asfixiante, do cimena americano. Não sei, sinceramente [para responder ao comentário final do Carlos] se ele é legível pelas novas gerações. E ainda que como eles se poscionam sobre a sua profunda e vibrante mensagem estética.