quinta-feira, 3 de maio de 2007

Ségolène não soube ganhar o debate...

Vi, em diferido, o debate entre Sarkozy e Ségolène Royal e fiquei com a ideia de que Ségolène perdeu uma excelente oportunidade para vencer a segunda volta das presidenciais francesas. Recorrendo à imagem futebolística, diria que falhou “de baliza aberta” e isso irá custar-lhe o lugar no Eliseu.
O debate foi equilibrado, é verdade, mas em determinados momentos Ségolène parecia ir adquirir vantagem, graças aos deslizes de Sarkozy. Aconteceu quando foram discutidas as políticas sociais, o futuro da Europa ou o desemprego, por exemplo, mas Ségolène nunca conseguiu desferir o “golpe” final que lhe permitiria derrotar o adversário.
Como já aqui referi na primeira volta, Ségolène é vaga, evasiva e pouco consistente na defesa das suas propostas e foram essas deficiências que a impediram de ganhar um debate que esteve perfeitamente ao seu alcance.
Ao contrário, Sarkozy conseguiu sair praticamente incólume de posições desfavoráveis, graças a um discurso sereno e à forma hábil como explorou as fragilidades do discurso de Ségolène. Em determinados momentos chegou mesmo a ser “cínico” na forma como obrigou a candidata socialista a expôr-se!
Conclusão: a 6 de Maio, Sarkozy irá celebrar a vitória, mas a os franceses e a União Europeia terão um “caso bicudo” para resolver. E ninguém duvide que em Portugal vamos sentir os “estilhaços”...
Aguardemos, entretanto, as cenas dos próximos capítulos, que serão as eleições legislativas.