segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Reportagens imaginárias 3- Miguel Torga

Fonte normalmente bem informada ( Luís Filipe Vieira) confidenciou-me que o Governo de Sócrates chegou a equacionar a hipótese de se fazer representar ontem, em Coimbra, na cerimónia evocativa do centenário de Miguel Torga, mas “questões de agenda” e algumas dúvidas acerca da “identidade” do autor de “Os Bichos” impediram a presença de qualquer membro do Executivo - que acabou por se fazer representar pelo delegado da Cultura na capital do Mondego.
Depois de ter visionado a reunião do Conselho de Ministros ( realizada por video-conferência) cujo “tape” me foi fornecido pela minha fonte, estou em condições de divulgar aos visitantes do Além do Bojador alguns dos diálogos aí travados:

Sócrates ( na piscina do Pine Cliff)-Então quem vai a Coimbra ao Centenário do Torga?”
Manuel Pinho ( exibindo uma sardinha no festival da especialidade em Portimão) –“ Eu posso ir lá , sempre aproveito para andar um bocado nas auto estradas a 220, com o meu Ferrari. Mas tens que me dizer qual era a empresa do gajo, para eu não armar barraca e começar a trocar tudo...”
Silva Pereira (na esplanada do Gigi na praia do Ancão)- “Eh pá! O gajo era escritor e fazia uns biscates em Medicina, não era empresário!”
Manuel Pinho- “Ah então passo! Fico aqui a comer mais umas sardinhas que estão divinais!”
Sócrates – “Não queres ir tu, Teixeira dos Santos?”
Teixeira dos Santos ( numa esplanada em Moledo)- “Eh pá, não me convém nada! Estou aqui a fazer contas para ver se consigo descer o défice. Além disso o gajo não é banqueiro, portanto não é do meu pelouro...”
Augusto Santos Silva ( algures, com uma vassoura, varrendo jornais para a sarjeta).“ Vocês já sabem que eu considero a cultura uma coisa de esquerda. Portanto, se querem saber a minha opinião, o Governo deve seguir a minha coerência e não se deve fazer representar em cerimónias que nada têm a ver com a nossa política.”
Sócrates- “Eh pá, mas não foram frases desse gajo que tu me deste para eu citar durante a campanha eleitoral? Se o Governo não estiver presente, que é que a imprensa vai dizer?”
Augusto Santos Silva- “Ora, ora! Durante a campanha eleitoral nós éramos de esquerda, mas isso já lá vai... Pronto, mas se insistes, então que vá a Isabel”.
Sócrates- "É verdade, pá, já me tinha esquecido que ela é que é a Ministra da Cultura e se calhar para uma coisa destas é a pessoa indicada”.
Isabel Pires de Lima ( numa pausa de “trekking” no Gerês , fazendo-se desentendida)- “Ouvi para aí alguém falar no meu nome...”
Silva Pereira ( impaciente)- “Bolas, estás sempre distraída! Tens de ir amanhã a Coimbra à cerimónia do centenário do Torga...”
Isabel Pires de Lima - ( desafiante) “Amanhã? Isso é que era bom! Achas que ia estragar o meu fim de semana para ir a Coimbra? E ainda por cima tinha de gramar aquele enjoado do Encarnação que está sempre com ar de hepatite mal curada! Mando lá o delegado que é para isso que eles servem...”
Sócrates ( suspirando) “ Está encerrada a reunião de hoje. Ó Silva Pereira! Não te esqueças de escrever na acta que a Ministra da Cultura não esteve presente por questões de agenda. Afinal, podiam ter avisado há mais tempo que o Torga fazia cem anos amanhã. Tenho que telefonar ao Zorrinho para aperfeiçoar este ponto do Plano Tecnlógico.Ai, ai!”