Benditos vícios
Numa altura em que a frenética campanha anti-tabágica “made in USA” varre a Europa e ganha novos contornos em Portugal, graças a uma Lei irracional e com possibilidade de aplicação duvidosa, eis que da terra do tio Sam vem a notícia de que afinal o tabaco até pode ser benéfico.
Com efeito, um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte concluiu que os fumadores têm menos probabilidades de desenvolver a doença de Parkinson. Os mesmos cientistas descobriram propriedades idênticas na cafeína, pelo que decidi regressar à prática (que havia abandonado há uns tempos) de beber um café e fumar um cigarro no final das refeições.
O mais curioso, é que na mesma altura em que este estudo era divulgado, chegava às redacções notícia de um outro, efectuado na Alemanha, onde são enaltecidos os efeitos benéficos do chá e do chocolate para reduzir a hipertensão. Como ambos os estudos estão publicados em revistas científicas americanas, vou levá-las ao meu médico, na esperança de que ele me autorize a retomar os velhos vícios que me proibiu de manter.