quarta-feira, 18 de abril de 2007

Ponto prévio

Senti necessidade de escrever um ponto prévio ao post que se segue, para evitar juízos precipitados dos eventuais leitores.
Gosto muito dos EUA, mas apenas desde que fui “obrigado” a lá viver. Era então Presidente Jimmy Carter e em Portugal viviam-se momentos de grande fervor revolucionário protagonizados por grupúsculos de extrema esquerda ( a que nunca aderi). Eu também partilhava de alguma desconfiança acerca da democracia americana e ainda fiquei mais desconfiado porque, antes de partir, fui obrigado a assinar uma declaração, onde jurava não pertencer ao Partido Comunista. Lembro-me de na altura ter relacionado essa declaração com a que os funcionários públicos portugueses eram obrigados a assinar, antes do 25 de Abril, o que me fez aumentar a desconfiança.
Ao fim de um ano a viver nos “States”, percebi que estava totalmente enganado, que os meus juízos eram preconceituosos e que os EUA eram na verdade um modelo de democracia. Reconciliei-me com a América ( na verdade nunca estivera incompatibilizado, mas apenas descrente) onde fiz parte dos meus estudos e aprendi a reconhecer o importante papel do país para a paz mundial.
Hoje, continuo a pensar da mesma forma. Em minha opinião, porém, a actual Administração americana está a prestar um mau serviço ao seu país e ao mundo, alimentando ódios e tensões que em nada contribuem para a Paz que todos desejamos.
Esclarecido este ponto, podem passar ao post seguinte