segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

A propósito da croniqueta de Clara Ferreira Alves ( CFA) na "Única", o comentário que me apetece fazer é que a senhora, que em tempos tanto admirei pela qualidade e sensibilidade da sua escrita, avariou desde que foi para a Casa Fernando Pessoa. Da sua pena e da sua boca (é ouvi-la no Eixo do Mal da Sic Notícias) saem, desde então, dislates inqualificáveis próprios de alguém que se alcondorou à condição de inatacável e julga poder dizer o que lhe vem à cabeça. Aliás, há poucos meses, num colóquio com vários colunistas da imprensa, tive a oportunidade de constatar o enfado e mesmo algum gozo, com que CFA se referia aos leitores que lhe enviavam críticas aos seus escritos.
De qualquer modo, vale a pena lembrar que são muitos os "opinionmakers" da nossa praça que têm a mesma visão sobre a China e os chineses. Num artigo publicado recentemente, chamei a ataenção para o facto, e aconselhei todos aqueles que falam e escrevem de "cartilha" sobre a China, a lerem o "Século Chinês" - um livro escrito por um jornalista do La Republica que vive em Pequim. Talvez aprendessem alguma coisa sobre a China actual e fossem mais recatados a emitir opiniões sobre aquilo que desconhecem. O problema é que estas posições têm grande aceitação popular...
De lamentar, é que um organismo público ( a Agência para a Segurança Alimentar e Económica) que está a fazer um trabalho notável e elogiado por todos os sectores, tenha contribuído também para acentuar esta relutância em relação à comunidade chinesa, ao fazer uma acção de inspecção abrangendo exclusivamente restaurantes chineses.