terça-feira, 27 de março de 2007

Allgarve rima com alarve?

Abro os jornais portugueses e deparo com uma proposta de férias no ALLgarve. Não me digam que os espanhóis nos estão a roubar a marca, como já fizeram com o vinho do Porto... Não, não é disso que se trata. É bem pior e nem quero acreditar, quando percebo que é uma campanha do Ministério da Economia para promover o Algarve além fronteiras. Fico a saber que a reacção de todas as forças vivas algarvias a esta campanha foi de repúdio e que nem foram consultados sobre o assunto . No entanto, o Comissário político do Governo no Algarve ( o Presidente da Região de Turismo) apressou-se a esclarecer que a RTA tinha concordado com a ideia. A RTA não sabe para que servem as forças vivas locais, por isso não lhes deu cavaco sobre a proposta. Mas sabe que o seu papel é o de dizer Amen a tudo o que emana do Poder central. É para isso mesmo que servem os boys, sejam eles presidentes de uma Região de Turismo, ou simples directores de uma esconsa Direcção Geral. Mesmo que a ideia seja bacoca ou demonstre parolice e provincianismo, há que aceitá-la Qual o espanto? No tempo do Estado Novo já era assim, e até havia Portarias a definir o protocolo da submissão ao líder. Rezava mais ou menos assim: um subordinado deverá acatar e cumprir a ordem do seu superior hierárquico, mesmo que não concorde com ela, sem nunca manifestar ou sequer dar a entender que dela discorda. Pois, já no tempo do Estado Novo havia destes al(G)arves!
Fico agora à espera da campanha de promoção turística de Portugal . Que tal um slogan ao estilo “Come to B(u)y you Gal”?