segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Europeus...mas não muito!

No post anterior, chamo a atenção dos leitores para a proliferação de estudos europeus referindo apenas a Europa a 15, situação que me deixa atónito. Pergunto-me, frequentemente, quais as razões que levam a determinar a mediana europeia num contexto de apenas 15 países, quando na realidade são 27 os Estados membros. Não pretendo encontrar aqui uma resposta, mas apenas dar alguns contributos para uma reflexão sobre o assunto.
Parece-me que esta prática dá razão àqueles que defendem uma “Europa a duas velocidades”. Há uma diferença gritante entre “os Quinze” e a maioria dos 12 últimos Estados a aderir à União Europeia. Recorrendo a um plebeísmo, diria mesmo que a maioria não cumpria os “critérios mínimos” ou seja, se a admissão à UE fosse feita pelos parâmetros de exigência dos Jogos Olímpicos, muitos dos 12 países não tinham sido admitidos.
Sabemos que a admissão em pacote dos países do Leste Europeu assentou numa estratégia política, resta saber se a Europa vai ganhar ou perder com isso. Não só em coesão, mas também no cumprimento dos objectivos para 2010 ( “tornar-se o espaço europeu o mais competitivo do mundo”).
As últimas atitudes de Putin ( bandeira no Pólo Norte, abandono do acordo de armamento, reforço de algumas posições militares estratégicas na Europa...) abrem uma porta para a dúvida sobre o acerto na estratégia ( quanto a mim precipitada...) do alargamento a Leste ( sim, eu sei que as acções de Putin têm a ver com a crescente hegemonia dos EUA, mas não descarto algum ressabiamento russo quanto à integração europeia de países que estiveram durante décadas na sua área de influência).
A verdade insofismável é que vivemos numa Europa com dois ritmos diferentes de desenvolvimento. Daí a minha dúvida. Sabendo que Portugal ocupa já o 18º lugar no “ranking” europeu -com tendência para descer ainda mais- que sentido faz incluir Portugal numa Europa a 15? Só um critério de temporalidade o justifica...
Há outra hipótese a considerar. A inclusão de Portugal deve-se ao facto de os seus padrões de desenvolvimento e crescimento estarem na mediana dos restantes 12, o que permite atenuar diferenças no seio da União Europeia, quando se fazem comparações a 27. Em ambos os casos, Portugal não fica bem no “retrato de família”. É como aquele gajo que está no cantinho da fotografia dos cursos de finalistas e todos perguntam quem é, porque ninguém se lembra dele...