terça-feira, 28 de agosto de 2007

Off- Shore para o bom senso, precisa-se!

A Grécia está em chamas. Vivem-se por todo o país momentos de angústia e chora-se a morte de muitas dezenas de pessoas. A Europa inteira partiu em socorro dos gregos, condoída com o drama que se vive no país. A 1ª jornada do Campeonato de futebol- que se devia ter jogado no último fim de semana – foi adiada. Mas hoje, ao fim da tarde, há futebol em Atenas. Para as competições europeias.
Os gregos pediram à UEFA o adiamento do jogo, alegando falta de condições psicológicas. Os adversários espanhóis do Sevilha estavam de acordo. Embora por razões diferentes, também eles vivem momentos de dor, temendo pelo futuro de um colega que luta desesperadamente pela sobrevivência.
Nada a fazer. Insensíveis ao drama, os senhores da UEFA mostraram-se inflexíveis. Não haverá adiamento. A bem da transparência no futebol-defendem.
As vetustas aves de rapina que comandam os destinos do futebol europeu, cobrindo-se de afrontosas mordomias, são insensíveis à dor e ao drama. Para eles, o mais importante da vida é garantir que um jogo de futebol se realize à hora marcada. Talvez o seu sonho seja, mesmo, morrerem à frente de um pelotão de fuzilamento...num campo de futebol.
Pensei que com Platini, o futebol europeu ganhasse um pouco mais de Humanidade e se diluíssem um pouco os efeitos nefastos da vertente industrial e financeira que o está a minar. Enganei-me... Platini foi rapidamente engolido na voragem de insensibilidade que varre o futebol – e o desporto profissional na generalidade.
O mundo ocidental está mesmo a precisar de um off-shore. Não daqueles onde se branqueiam capitais, mas sim um onde se lavem as consciências e se adquira bom senso. É que, como eu, há milhões de pessoas em todo o mundo que adoram futebol...