terça-feira, 28 de agosto de 2007

Stalin

Faz este mês 80 anos, Stalin iniciava no XV Congresso do Partido Comunista da União Soviética a purga contra os antigos bolcheviques, companheiros de Lenine na Revolução Russa de 1917, designadamente Trotsky e Kamenev que seriam expulsos do Comité Central. Stalin rapidamente caiu sobre a "oposição de direita" representada por Bukharin e Rykov. Todos estes foram eliminados nos anos que seguiram, de forma implacável. Béria tornar-se-ia o braço direito do líder, o chefe da secreta e o torcinário que alimentaria as paranóias do Grande Lider.
Stalin, lider inteligente, soube passar bem a imagem de "homem do povo" para as classes pobres, e o cansaço com a guerra mundial e a guerra civil interna suscitou apoio geral para a sua política "socialismo num só país". Em 1928 (o primeiro ano do 5.o Plano Quinquenal), Stalin era o líder supremo do Politburo e do PCUS. A Grande Purga de 1936-1938 permitir-lhe-ia transformar o seu poder pessoal em poder absoluto. Os potentados, membros da elite dirigente eram abatidos e substituidos à menor frivolidade.
Vem isto a propósito do "poder da direita" zurzido por entusiastas de Stalin como Miguel Portas. É curioso como os cabecilhas do Bloco de Esquerda escondem, de forma despudorada, as suas convicções autoritárias, para captar a simpatia dos incautos ou dos ingénuos. A propaganda é (como sempre foi) pura manipulação. É singela, intuitiva, não muito profunda, mas eficaz.