terça-feira, 21 de agosto de 2007

Leituras do meu baú(2)


Continuo a revolver os livros do meu baú e fui lá encontrar esta preciosidade-"Contos do gin tónico" de Mário Henrique Leiria
Curioso, foi que ao reler alguns dos contos vinha-me à memória o Mário Viegas a dizê-los numa noite inesquecível em Macau. Não consegui separar a leitura da sonoridade e da plástica que ele emprestava aos textos. Um autêntico dois em um!

Já agora, aqui ficam dois exemplos para aguçar o apetite!...

TORAH
Jeová achou que era altura de pôr as coisas no seu devido lugar. Lá de cima acenou a Moisés.
Moisés foi logo, tropeçando por vezes nas lajes e evitando o mais possível a sarça ardente.
Quando chegou ao cimo, tiveram os dois uma conferência, cimeira, claro. A primeira, se não estou em erro.
No dia seguinte Moisés desceu. Trazia umas tábuas debaixo do braço. Eram a Lei.
Olhou em volta, viu o seu povo aglomerado, atento, e disse para todos os que estavam à espera:
- Está aqui tudo escrito. Tudo. É assim mesmo e não há qualquer dúvida. Quem não quiser, que se vá embora. Já.
Alguns foram.
Então começou o serviço militar obrigatório e fez-se o primeiro discurso patriótico.
Depois disso, é o que se vê.
NOIVADO
Estendeu os braços carinhosamente e avançou, de mãos abertas e cheias deternura
És tu Ernesto, meu amor?Não era. Era o Bernardo.Isso não os impediu de terem muitos meninos e não serem felizes.É o que faz a miopia.