segunda-feira, 20 de agosto de 2007

TRANSGÉNICOS: Não acreditar em bruxas, mas saber que existem...

Começaria com uma pergunta: algum dos leitores do ALEMDOBOJADOR já comeu alimentos geneticamente modificados ( vulgo: transgénicos )?
O mais provável é que responda como a maioria das pessoas: “Não sei”
Claro que não sabe, porque apesar de todas as normas europeias visando a segurança e saúde dos consumidores, a UE não consegue impôr a obrigatoriedade de rotulagem desses alimentos – que daqui para a frente denominarei apenas como OGM.
Mas porque razão não é dada informação às populações no rótulo dos produtos? A resposta está envolta em mistério ... mas há alguns factos que nos permitem deduzir as implicações que estão por detrás dessa nuvem de fumo informativa.
Facto 1- Em 1999, 170 países estiveram ( mais uma vez...) reunidos para debater as implicações do OGM na saúde humana. Contando com o apoio do Canadá, Austrália, Chile, Uruguai e Argentina ( os maiores produtores de OGM), os Estados Unidos conseguiram fazer valer a sua posição ( não inclusão nos rótulos de esclarecimento sobre a origem dos produtos, quando em causa estiverem OGM).
Se quem não deve não teme, porquê esta recusa?
Facto 2 - Na mesma reunião, realizada na Colômbia, foi recusada a aprovação de uma medida que responsabilizasse as empresas produtoras de OGM, no caso de se vir a verificar que estes alimentos provocam danos ambientais ou põem em risco a saúde dos consumidores.
Quase 10 anos volvidos esta medida mantém-se. É pelo menos estranho que num país tão rígido em relação às tabaqueiras e outras actividades potencialmente prejudiciais á saúde, exista tanta obstinação quanto à rotulagem dos OGM e se impeça qualquer medida preventiva que assegura a indemnização aos consumidores. Mas se continuar a ler, talvez encontre a explicação
Facto 3- Nos inícios deste século, duas dezenas de cientistas de diversos países constataram - através de uma experiência feita com ratos-, que aqueles animais apresentaram deficiências nos seus sistemas imunitários, depois de terem sido alimentados com batatas geneticamente modificadas.
Facto 4- O cientista que divulgou o estudo foi despedido do laboratório onde trabalhava.
Facto 5- Esse laboratório recebeu um donativo da Monsanto- uma das maiores empresas produtoras de OGM
Facto 6- À boca pequena fala-se de mortes no Japão, provocadas por OGM.
Facto 7- Embora não existindo provas irrefutáveis sobre os danos causados à saúde pelos OGM, sabe-se que existem perigos para a biodiversidade e que estas culturas altamente resistentes aos insectos, ameaçam os ecosistemas de uma forma impossível de controlar.
Facto 8- O milho, a batata, a soja e o algodão são os principais OGM à venda no mercado, integrando a composição de muitos outros milhares de alimentos, sem que os consumidores o saibam.
Facto 9- Os EEUU são os maiores produtores mundiais de OGM, que em 2010 representarão 95% das suas exportações alimentares.
Facto 10- A União Europeia foi obrigada pela OMC a pagar pesadas multas, pelo facto de ter proibido, durante vários anos, a importação de produtos alimentares geneticamente modificados provenientes dos Estados Unidos.

Perante estes factos, os defensores dos OGM argumentam que sem o recurso à engenharia genética será impossível alimentar a população mundial, dentro de 30 ou 40 anos. Mas não dizem que também podemos encontrar OGM nos medicamentos e até no vestuário!
(continua)