quinta-feira, 23 de agosto de 2007

No thanks, Mr. Bush

Todas as semanas surgem notícias de um novo atentado no Iraque que bate mais um recorde de mortos. Ontem, lá foi mais um...
Hoje em dia os atentados no Iraque são tão banais, que já quase ninguém dá importância ao assunto. O conflito iraquiano está, aliás, fora de moda. Já ninguém questiona, por tão evidente se ter tornado a resposta, se a invasão americana não foi um erro estratégico do tamanho do Mundo. Já todos descobriram que em vez de erradicar o terrorismo, como prometia Bush, o conflito iraquiano apenas serviu para o acirrar e tornar mais imprevisível. Já poucos se dão ao trabalho de recordar que a invasão assentou em bases de mentira, videos forjados, provas irrefutáveis que se veio a descobrir serem falsas, etc. etc. etc.
O Iraque continua , porém, a ser notícia e motivo das maiores apreensões, porque tornou evidentes algumas fragilidades da máquina de guerra americana.
Não é uma boa notícia para o mundo – e muito menos causa de regozijo- saber que o exército salvador de Bush dá provas de inesperada incompetência, ao declarar como “desaparecidas” centenas de milhares de armas e outro material de guerra. Revela fraqueza e desorientação e acaba por dar razão a Saddam: os EUA meterem-se num atoleiro de que não vão sair com honra.
O pior é que – ao contrário das promessas de Bush- o Mundo hoje está mais perigoso do que antes da invasão do Iraque. Isso ninguém com a mínima clarividência pode negar. Nem a bem montada central de comunicação americana que sabe melhor que ninguém como isso se faz...